Organização apresenta inovações para a 2ª edição do Festival Santa Cruz de Cinema

TEXTO: Fernando Uhlmann

Se a primeira edição foi encerrada com avaliações positivas e reconhecida como sucesso, o Festival Santa Cruz de Cinema de 2019 promete ainda mais. Programado para ocorrer de 22 a 25 de outubro, na Universidade de Santa Cruz do Sul (Unisc), a 2ª edição terá grandes novidades. Dentre as mais importantes estão a seleção de mais filmes para concorrer aos Troféus Tipuana: serão 18 (12 curtas nacionais e 6 regionais gaúchos), ao invés de 15 – como exemplo do ano anterior. A Mostra Olhares Daqui selecionará 5 filmes produzidos pelos alunos dos Cursos de Comunicação Social da Unisc.

As premiações também expandem. Neste ano, serão agraciados o Melhor Filme, Melhor Filme por Júri Popular, Melhor Filme Gaúcho, Melhor Filme Mostra Olhares Daqui, Direção, Fotografia, Direção de Arte, Ator, Atriz, Roteiro, Montagem, Trilha Sonora e Desenho de Som.

O Lançamento Oficial ocorreu na noite da última terça-feira, dia 30, na Proeza Beer Food. Além da evidência aos filmes gaúchos, a ocasião foi marcada por algumas informações preliminares sobre oficinas que serão ministradas no período do evento. A representante do Sesc de Santa Cruz do Sul, Roberta Pereira, revelou os momentos de aprendizagem “Mulheres no Cinema”, com Helena Stigger, “Desenho de som para cinema”, com Kiko Ferraz, “Histórias do real”, com a homenageada de 2018, Liliana Sulzbach e “Cinema independente”, oferecida pela Pé de Coelho Filmes.

As revelações ainda demonstraram um desejo sólido em disseminar a 7ª arte por Santa Cruz do Sul. Para isso, serão exibidas no Cine Santa Cruz e escolas do município as mostras dos premiados de 2018, além de realização do evento “Cine Sesc Proeza”, com exibições de filmes do acervo da entidade e demais produções locais no quintal da Proeza Beer Food.

A ocasião reuniu organizadores, representantes de parceiros, apoiadores e patrocinadores, além de alunos dos cursos de Comunicação Social da Unisc. A consolidação e força do Festival Santa Cruz de Cinema deram base para a fala pretensiosa de um dos organizadores do evento, Diego Tafarel – representante da Pé de Coelho Filmes, quando indagou que irão trabalhar para que “Santa Cruz do Sul tenha o melhor festival de cinema do país”.

Homenageado


Cineasta Jorge Furtado, o homenageado da 2ª edição do Festival Santa Cruz de Cinema

Jorge Furtado será o homenageado desta edição. Aos 60 anos, natural de Porto Alegre, Furtado é um premiado roteirista e diretor reconhecido no país. O cineasta dirigiu Ilha das Flores, considerado um dos melhores curta-metragens da história. Também fez grandes filmes como O Homem que Copiava, Meu Tio Matou um Cara, Sanaemento Básico e Rasga Coração. Em 2015, Furtado foi premiado com o Emmy Internacional com a série Doce de Mãe, com atuação de Fernanda Montenegro.

Deixe uma resposta