LEIA MATÉRIA COMPLETA NO PORTAL GAZ

A organização do Festival Santa Cruz de Cinema confirmou a realização da terceira edição em 2020. Informações sobre o formato do evento serão divulgadas em uma live nesta segunda-feira, 27, a partir das 19 horas, no Facebook. A transmissão contará as novidades e adaptações necessárias em função da pandemia e dará informações sobre o regulamento e as datas de inscrição para os participantes.

O evento, que é resultado da união do Sesc-RS, da Universidade de Santa Cruz do Sul (Unisc) e da Pé de Coelho Filmes, conta com patrocínio da JTI e da Unimed dos Vales do Rio Pardo e Taquari. “Na live vamos contar algumas ações que serão tomadas antes e durante o evento, e informaremos a nova data do festival. Ele está confirmado, haverá premiação com troféus e dinheiro”, adianta o sócio da produtora Pé de Coelho, Diego Tafarel.

Com o setor audiovisual duramente afetado pela pandemia, as atividades culturais e de eventos foram as primeiras a parar e não se sabe quando será possível retomar o trabalho com normalidade, conforme a gerente do Sesc, Roberta Pereira. “Os festivais precisaram se reinventar, muitos migraram para versões online em 2020. Estamos em ritmo crescente, com o festival se tornando referência no Rio Grande do Sul e no Brasil; por isso, consideramos importante dar continuidade, com algumas mudanças neste ano. Precisamos valorizar as produções brasileiras e continuar movimentando a cena audiovisual.”

A programação do festival, que ainda será divulgada, vai incluir uma série de eventos nos próximos meses. A data foi alterada para dar mais tempo aos cineastas e também aos curadores que farão a seleção dos premiados com o troféu Tipuana.