Festival Santa Cruz de Cinema

texto branco fundo transparente-02

O evento será realizado entre os dias 24 e 27 de outubro, em Santa Cruz do Sul, com
entrada gratuita e aberta à comunidade geral.


Na noite desta quinta-feira, 14 de setembro, o 6º Festival Santa Cruz de Cinema anunciou os 18 filmes selecionados para sua Mostra. Com o recorde de inscrições atingido nesta edição, foram 695 obras, advindas de 25 estados brasileiros e do Distrito Federal, concorrendo. Agora, os títulos que serão exibidos no evento foram apresentados ao público. O Festival Santa Cruz de Cinema é realizado por Sesc – Unidade Fecomércio, Universidade de Santa Cruz do Sul (Unisc) e Pé de Coelho Filmes. O evento possui Lei de Incentivo à Cultura do Ministério da Cultura, com patrocínio da JTI, Prefeitura Municipal de Santa Cruz do Sul e Corsan RS. Além de contar, nesta edição, com apoio institucional da Locadora
Filmes do Bem.


A 6ª edição do evento vai acontecer de 24 a 27 de outubro de 2023. As exibições dos filmes selecionados são realizadas no Auditório Central da Unisc, com entrada franca e aberta ao público geral. Após três noites dedicadas à exibição dos filmes, a última noite do evento é destinada à cerimônia de premiação.


“Nós da organização ficamos positivamente surpresos com a quantidade de filmes inscritos nesta edição, pois demonstra o crescimento do evento e a confiança dos cineastas. Foi um longo processo de seleção, com muitas obras de qualidade, para que fosse possível eleger os 18 filmes selecionados para participar”, destaca o organizador do evento e professor da Unisc, Rudinei Kopp.


Além das exibições dos filmes, a programação do evento inclui debates com os cineastas, oficinas na área do audiovisual e cerimônia de premiação. Todas as atividades são gratuitas e abertas ao público. Mais informações sobre o evento podem ser conferidas nas redes sociais oficiais do Festival Santa Cruz de Cinema.

Conheça os filmes selecionados!

A última vez que ouvi Deus chorar, de Marco Antonio (MG)
A velhice ilumina o vento, de Juliana Segóvia (MT)
Buscapé, de Fred Luz (RS)
Carcinização, de Denis Souza (RS)
Chove lá fora, de Mirela Kruel (RS)
Coletânea de histórias extremamente curtas, de Pedro Villaça (SP)
Deixa, de Mariana Jaspe (RJ)
Deus não deixa, de Marçal Vianna (RJ)
Dinho, de Leo Tabosa (PE)
Ela mora logo ali, de Rafael Rogante e Fabiano Barros (RO)
Ernesto, de Fernanda Roque (MG)
Marreta, de André Fidalgo (SP)
Noturna, de Gabriela Poester (RS)
Pássaro Memória, de Leonardo Martinelli (RS)
Rasgão, de Victor di Marco e Márcio Picoli (RS)
Remendo, de Roger Ghil (ES)
Sabão Líquido, de Fernanda Reis e Gabriel Faccini (RS)
Travessia, de Gabriel Lima (RJ)


Troféu Tipuana

Os filmes selecionados para participar do 6º Festival Santa Cruz de Cinema competem entre si. O troféu Tipuana será entregue nas seguintes categorias: melhor filme, melhor filme gaúcho, melhor roteiro, melhor direção, melhor direção de fotografia, melhor direção de arte, melhor atriz, melhor ator, melhor montagem, melhor desenho de som, melhor trilha sonora e melhor filme pelo júri popular.


Além dos troféus, a empresa Filmes do Bem vai viabilizar dois prêmios de R$ 25 mil em aluguel de equipamentos aos ganhadores de “Melhor Filme” e “Melhor Direção de Fotografia”; iniciativa que tem o objetivo de impulsionar a produção de obras brasileiras.

Crédito: Alencar Rosa