Festival Santa Cruz de Cinema

8º-festival--2

Oferecida pela JTI (Japan Tobacco International), patrocinadora oficial do evento, a Noite do Cinema Japonês marcou o primeiro encontro do 8º Festival Santa Cruz de Cinema na última segunda-feira (10). A comissão organizadora recebeu autoridades municipais incluindo o prefeito Sérgio Moraes e secretários, imprensa, realizadores e convidados para um jantar de confraternização no restaurante Octo Sushi. 

“Como uma organização que tem no DNA a cultura japonesa, nós nos inspiramos diariamente nos valores como respeito, disciplina e o cuidado pela natureza. E esses princípios acabam marcando profundamente a nossa cultura e o nosso dia-a-dia. Esse mês de junho é muito importante porque está marcando os 117 anos da imigração japonesa no Brasil e isso marca uma integração muito forte, essa contribuição entre esses dois países, entre a cultura japonesa e a brasileira. Na JTI, a gente acredita que a força dessa cultura é um agente de transformação. Nós estamos em Santa Cruz há 16 anos, começamos no Brasil aqui em Santa Cruz do Sul. E essas iniciativas que nos levam a apoiar o fortalecimento das comunidades e essa cultura com ação, nos orgulham muito”, afirmou Cristina Quatke, Gerente de Assuntos Corporativos da multinacional. 

Durante o encontro, foram exibidos dois curtas gaúchos produzidos por descendentes que abordam a imigração japonesa no Rio Grande do Sul: “Furusato”, de Alexsânder Nakaóka e Gustavo Côrrea, e “Memórias do Sul”, de Bruna Tukamoto e Hiroshi Kuamoto. 

“A gente acredita muito no audiovisual como essa potência, uma ferramenta que ajuda a gente a se transportar a vários mundos diferentes e em algum lugar também se conectar, se identificar com histórias que às vezes são muito distantes das nossas, mas também nos abrem a cabeça para estar enxergando e revendo também as nossas próprias histórias”, celebrou o diretor de “Memórias do Sul”, Hiroshi Kuamoto.