Festival Santa Cruz de Cinema

8º-festival--2
Allan Souza Lima receberá o Troféu Tuio Becker no Festival de Cinema de Santa Cruz
Allan Souza Lima receberá o Prêmio Tuio Becker no Festival de Cinema de Santa Cruz

A noite desta quinta-feira, 12 de junho, será de homenagens no Auditório Central da UNISC. A atriz gaúcha Araci Esteves sobe ao palco para receber um reconhecimento especial a sua carreira de mais de 60 anos no teatro, cinema e televisão. 

Emblemática personalidade da história do audiovisual gaúcho, ela cursou artes dramáticas na Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) e foi uma das fundadoras do Grupo de Teatro Independente, inspirado pelos paulistanos Teatro de Arena e Teatro Oficina. Durante a década de 1970, excursionou pela Europa com a Companhia de Comédias, onde atuou ao lado de nomes como Dercy Gonçalves no espetáculo ‘A Dama das Camélias’. 

Seu primeiro trabalho no cinema foi no filme “Um é pouco, dois é bom”, do diretor Odilon Lopez. Este seria apenas o primeiro das mais de duas dezenas de trabalhos da atriz nas telas. A andarilha Anahy, do longa “Anahy de las Misiones”, de Sérgio Silva, seu mais simbólico papel, completa 28 anos em 2025. O  filme é considerado um marco para o cinema gaúcho e brasileiro.

Entre os últimos trabalhos para as telonas, estão “O Avental Rosa” (2018), dirigido por Jayme Monjardim, e “Casa Vazia” (2023), de Giovani Borba, que foi gravado em Santana do Livramento e Rivera, no Uruguai. Em 2022 a atriz foi homenageada no 50º Festival de Cinema de Gramado com o troféu Cidade de Gramado.

Já o ator, diretor e produtor Allan Souza Lima irá receber o Troféu Tuio Becker, honraria criada para celebrar a significativa contribuição ao cinema do crítico santa-cruzense, reconhecido nacionalmente pelo seu trabalho.  

Allan vem se destacando como um dos nomes promissores do cenário artístico contemporâneo brasileiro. Ganhou notoriedade nacional e internacional como protagonista da série “Cangaço Novo”, principal produção brasileira do Prime Video, que alcançou o top 10 em 49 países. A segunda temporada já foi gravada, com Allan novamente como um dos irmãos Vaqueiro.

Natural de Pernambuco, teve influência do amigo Chico Science, iniciando no teatro aos 15 anos e se formando pela CAL, no Rio. É também diretor, produtor e roteirista na Ikebana Filmes.

No cinema, estreou em “Cinema é a Maior Diversão” (2007) e participou de filmes como “Aquarius” (2016), “O Matador” (2017), “La Salamandre” (2019), e da trilogia “A Menina que Matou os Pais” (2021–2023). Em 2025, filmou os longas “Lusco-Fusco” e “Talismã”.

Na TV, atuou em novelas como “Caminho das Índias” (2009), “Avenida Brasil” (2012), “A Regra do Jogo” (2015), “Amor Perfeito” (2023) e “Mania de Você” (2024). No teatro, dirigiu e atuou em diversas montagens, como “Ao Anoitecer” e “Paixão de Cristo de Nova Jerusalém” (2024), onde interpretou Jesus.

Com mais de 35 prêmios em festivais, recebeu o Kikito de Melhor Ator no Festival de Gramado (2016). Em 2023, lançou o projeto fotográfico “Sertão Íntimo”, e está dirigindo um longa no Maranhão, expandindo sua atuação por trás das câmeras.

As duas homenagens acontecem às 19h, antes da última sessão desta edição do festival.