O Festival Santa Cruz de Cinema, que surgiu em 2018, é um evento anual que destaca e premia a produção regional e nacional de cinema de curta-metragem. Sendo o único evento do gênero dos Vales do Rio Pardo e Taquari, é realizado por Sesc/RS, Universidade de Santa Cruz do Sul (Unisc) e produtora Pé de Coelho Filmes.
O Festival tem como objetivo trazer para Santa Cruz do Sul filmes de curta-metragem brasileiros, buscando se tornar um espaço de difusão, lançamento e promoção de trabalhos desenvolvidos em todo o país. São oferecidas oficinas sobre a produção audiovisual, com a participação de profissionais reconhecidos neste segmento.
Além disso, durante todo o ano o Festival promove eventos de cinema, como oficinas, exibições e debates, buscando oferecer à comunidade um calendário constante de atividades que fomentem a produção e a exibição de filmes na cidade. Todos os eventos conectados ao Festival são gratuitos e abertos ao público geral.
Os filmes selecionados concorrem ao belíssimo Troféu Tipuana em diversas categorias. Criado por Rudinei Kopp, o troféu é inspirado na rua principal de Santa Cruz do Sul, conhecida pelo seu antigo e extenso Túnel Verde. É uma via sombreada, na qual transitam milhares de pessoas todos os dias e tornam o centro da cidade vibrante e plural.
As árvores que formam esse túnel são imponentes e frondosas tipuanas. O troféu do Festival usa como referência, na vista frontal, o ramo dessa árvore através de uma forma vazada sobre um bloco. Na parte de trás a relação se dá pelo desenho e pela textura que lembram o tronco já se projetando como raiz.