Sobre

 

O Festival Santa Cruz de Cinema é um evento anual que destaca e premia a produção regional e nacional de cinema. A realização do evento é do Sesc/RS – Unidade Santa Cruz do Sul, Unisc – Cursos de Comunicação Social e Pé de Coelho Filmes.

O Festival tem como objetivo trazer para Santa Cruz do Sul filmes de curta-metragem brasileiros, buscando se tornar um espaço de difusão, lançamento e promoção de trabalhos desenvolvidos em todo o país. São oferecidas oficinas sobre a produção audiovisual, com a participação de profissionais reconhecidos neste segmento. Além disso, durante todo o ano o Festival promove eventos de cinema, como oficinas, exibições e debates, buscando oferecer à comunidade um calendário constante de atividades que fomentem a produção e a exibição de filmes na cidade.

Os filmes selecionados concorrem ao Troféu Tipuana (foto) em diversas categorias. Criado por Rudinei Kopp, o troféu é inspirado na rua principal de Santa Cruz do Sul, conhecida pelo seu antigo e extenso Túnel Verde. É uma via sombreada, na qual transitam milhares de pessoas todos dias e tornam o centro da cidade vibrante e plural. As árvores que formam esse túnel são as imponentes e frondosas tipuanas. O troféu do Festival usa como referência, na vista frontal, o ramo dessa árvore através de uma forma vazada sobre um bloco de bronze de 1,4 kg. Na parte de trás a relação se dá pelo desenho e pela textura que lembram o tronco já se projetando como raiz.