Sobre

Desde os primeiros anos do século XX, quando o cinema desembarcou no Rio Grande do Sul, o interior do estado tem construído uma forte relação com a Sétima Arte. Agora é o momento de Santa Cruz do Sul. O 1º Festival Santa Cruz de Cinema será a primeira mostra competitiva de cinema do município e acontecerá entre os dias 23 e 26 de outubro de 2018. O festival é aberto a todos realizadores de filmes de curta-metragem do país.

Em cada uma das três primeiras noites, serão selecionados cinco filmes, totalizando 15. Entre os cinco selecionados, sempre haverá um filme regional, estimulando, assim, a produção audiovisual realizada localmente. Depois das exibições acontecerá um debate com a participação de um realizador associado a cada um dos filmes escolhidos pela comissão julgadora.

As exibições competitivas acontecerão no anfiteatro da universidade, com capacidade para 320 pessoas. Além disso, serão feitas projeções no centro da cidade e no auditório do Colégio São Luís, com capacidade para quase mil lugares. O objetivo é permitir que os filmes sejam assistidos por um público interessado em cinema, mas que não esteja, necessariamente, participando do festival. Tipuana é o nome do prêmio. O troféu terá o formato de um ramo da árvore que é muito caraterística nas ruas de Santa Cruz do Sul.

O evento é uma promoção do SESC, Universidade de Santa Cruz do Sul (Unisc) e Pé de Coelho Filmes.